Copom inicia 3° reunião do ano.
O Comitê de Política Monetária (COPOM) se reuniu nesta quarta 03, para definir os juros básicos.
A reunião, que se iniciou às 10h06, terá sua segunda fase agora no período da tarde mas deve manter o aperto monetário com a Selic em 13,75% ao ano, mesmo com as pressões do governo federal para redução da taxa.
A autoridade monetária continua enfatizando que as condições necessárias para a redução das taxas de juros ainda não foram atendidas. É preciso observar uma queda mais substancial na inflação e nas expectativas inflacionárias antes que a medida seja considerada apropriada. Na última semana, o Banco Central consultou vários analistas do mercado financeiro, e a maioria deles prevê que a taxa de juros só começará a cair a partir de meados de Setembro.
O que é a Selic?
A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
“Define-se Taxa Selic como a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos públicos federais. Para fins de cálculo da taxa, são considerados os financiamentos diários relativos às operações com títulos públicos federais custodiados no Selic, registradas e liquidadas no próprio Selic e em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação de que trata a Lei nº 10.214, de 27 de março de 2001 (art. 1º do Regulamento anexo à Resolução BCB nº 61, de 13 de janeiro de 2021)”.