A Receita Federal anunciou que a liberação da consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 24, uma semana antes do pagamento, previsto para 31 de maio.
Nessa primeira etapa, serão prioritariamente contemplados os seguintes grupos de contribuintes:
- Idosos;
- Pessoas com doenças graves;
- Pessoas com deficiência;
- Professores;
- Contribuintes que optaram pelo uso da declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber a restituição via Pix, a novidade desta temporada.
Os demais terão acesso à restituição em lotes subsequentes, sendo alocados na fila de pagamentos por ordem de chegada.
Aqueles que não atendem às condições definidas pela Receita Federal provavelmente não receberão os valores no primeiro lote, embora isso não seja uma regra absoluta. Portanto, se você enviou sua declaração de Imposto de Renda no início do prazo, é aconselhável fazer a consulta para verificar se já foi contemplado.
Para realizar a consulta, o contribuinte precisa acessar o site da Receita Federal e seguir os passos a seguir: clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte tem a opção de fazer retificações, corrigindo as informações necessárias.
Além disso, é possível utilizar o aplicativo da Receita disponível para tablets e smartphones, que também oferece a funcionalidade de consulta para verificar a liberação das restituições e a situação do CPF.
Como receber o valor
A forma de recebimento do valor da restituição é feita através do depósito direto na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração, seja por meio de transferência direta ou por indicação da chave Pix CPF. Caso ocorra algum impedimento no crédito (como, por exemplo, se a conta bancária estiver desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por um período de até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para pessoas surdas e/ou com deficiência auditiva).